13/08/2014

O macaco com direitos de autor!


Quem diria que um auto-retrato (mais conhecido atualmente como “selfie”) fosse dar tanta polêmica. A questão dos direitos de autor está a ser discutida pois o fotografo David Slater e o Wikimedia Commons estão em discussão aberta sobre os direitos de imagem, que o Wikimedia alega ser de “domínio publico”.

Pontos a considerar, a máquina era do David Slater, no entanto, o macaco pegou na máquina dele e tirou a dita “selfie” e segundo a lei dos direitos de imagem sendo nos EUA e no Reino Unido diz que é tem de ser uma pessoa a tirar a fotografia para ser reconhecido os direitos de “copyright”.
Sinceramente acho que é uma situação tão ambígua que merece haver aqui um meio termo, ou seja, o fotografo deveria receber sempre uma percentagem do valor da fotografia, pois se não fosse o fotografo e a sua máquina, o macaco nunca teria tirado a fotografia.

Então e se eu utilizar um temporizador da máquina e atirar a máquina ao ar, a fotografia também é de domínio publico? No fundo não fui eu que tirei a fotografia, foi a máquina em si...

Acho que sinceramente a Wikimedia viu uma oportunidade e ao que parece o macaco tem os direitos da fotografia, ou seja, “domínio publico”.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...