09/05/2014

Run Forrest, Run...

Nos dias que correm fazer exercício físico está na moda, e uma das modalidades que mais adeptos tem ganhos nestes últimos tempos tem sido o Running, ou como a minha avó lhe chamava, correr sem estar a fugir de alguém...

Também eu me juntei a essa comunidade que seja ao início do dia, à tarde ou à noite, troca o conforto do seu sofá ou da sua cama, pelos ténis lá vai palmilhando km's e mais km's.

Mas a moda não se ficou apenas pelo correr, hoje em dia rara é o "atleta" que não controla, regista e analisa aquilo que esteve a fazer... é aqui que entra a Tecnologia no Desporto.

Se correr está na moda, as apps que registam todos os km's que fazemos também estão, e se no início se resumiam a duas ou três, hoje em dia há apps para todos os gostos, gratuitas ou pagas, verdes ou azuis, aquilo que cada um achar que melhor se adapta!

Seguem-se 3 exemplos de apps, gratuitas (sim porque isto anda mau de finanças e o pão está caro) para ficarem com uma ideia do que as mesmas fazem:

+Endomondo (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.endomondo.android&hl=pt-PT)
Esta app foi das primeiras a dar cartas no registo da actividade física (pelo menos foi a primeira que eu vi), tanto regista os km's que fazemos a correr, como os que podemos fazer de bicicleta, a caminhar ou a andar de kayak. Ao longo do percurso vamos tendo feedback dos km's que fazemos, o ritmo a que os fazemos e o tempo total do nosso exercício. Ao utilizarmos num smartphone, esta app (mesmo na versão gratuita) tem a particularidade de podermos receber incentivos dos nosso amigos através de mensagem.

- Run Keeper (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fitnesskeeper.runkeeper.pro&hl=pt-PT)

Esta app tem a particularidade de apenas funcionar em smartphones (iPhone ou Android) e conta com uma comunidade de 20 milhões de runners. Permite o tracking de outros exercícios que não corrida (Bicicleta ou até mesmo Ski). Os nossos percursos ficam gravados na app e ao mostrar o tempo que os demoramos a fazer esta incentiva-nos a conseguir resultados cada vez melhores, comparando-os com o resto da comunidade.

+Nike+

Associada à grande marca Nike, temos a app Nike+ que utilizando o GPS do nosso smartphone vai registar todo o nosso percurso sendo depois possível analisar o mesmo na comunidade Nike+. Esta app tem ainda a particularidade de podermos escolher uma powersong, que não é nada mais do que aquela música que nos incentiva a ir mais além quando o nosso corpo diz que está a chegar a altura de parar. À semelhança de outras apps tem também os feedback's auditivos durante a corrida que nos vão indicando o número de Km's percorridos bem como o tempo médio por Km's e o tempo total de corrida.


Em comum as 3 aplicações tem a possibilidade de registar o nosso ritmo cardíaco, bastando para isso adquirirmos uma fita medidora de frequência cardíaca compatível com o nosso equipamento.
Têm também grandes comunidades de "Runners" que partilham diariamente os seus feitos mas têm acima de tudo uma característica que a meu ver é das mais importantes: são extremamente fáceis de utilizar. Não é preciso termos um curso em treino desportivo para podermos registar toda a nossa actividade, descarregar as informações para o site e analisarmos os nossos resultados, estabelecermos objectivos novos.

Tenho para mim que se a minha avó fosse um "runner", até ela conseguiria usar uma app destas!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...