04/04/2014

A Google sabe ler?

Sou um leitor (na verdade não muito assíduo), no entanto, quando tenho tempo sou um "pequeno" leitor que aprecia encontrar um bom livro para ler.

Visto os tablets disporem de lojas (através do +Android ou outros formatos) que nos fornecem uma oferta de livros para comprar, eu pergunto-me...mas que má organização, disposição, falta de conteúdos e opções de pesquisa é esta que vejo na loja da +Google Play ?



Vão encontrar livros em português, inglês e sei lá mais o que...com uma oferta muito limitada de livros (no entanto isso eu até consigo compreender). Mas o que me desaponta neste tipo de serviço é a inexistência de opções, como uma básica...pesquisas por livros traduzidos ou escritos em português. Dá ideia que a Google apenas quer estar no mercado ao lado da concorrência. A verdade é que desconheço o potencial da Apple e da Windows nesta questão. Acho que esta "loja" está tão mal estruturada que até dá raiva...vejamos por exemplo as sugestões que eles me indicam:


Vai desde Camilo Castelo Branco, a Oscar Wilde e... Sabrina...nada contra a Sabrina e os livros do género mas definitivamente estes livros não são recomendados para mim, mas sim uma fraca opção de escolhas da loja, com uns critérios de seleção que deixam a desejar.

Agora uma das poucas coisas que gostei, foi de encontrar um livro que me interessa, com a ligeira diferença entre o preço numa loja em retalho e digital, ora o exemplo do português humorista, radialista +Nuno Markl lançou à uns meses um livro ("Miopia e Astigmatismo") que está disponível na loja da Google a um preço muito interessante comparativamente com a loja de retalho. 

Digam-me amantes de livros, podem gostar muito do cheiro do papel e do folhear de uma página...mas digamos que hoje está a chover, não me apetece sair de casa, vi a amostra do livro na loja da Google e fiquei interessado no livro, acham mesmo que me vou dar ao trabalho de ir até à loja e comprar mais caro só para ter papel? O que interessa realmente não é o conteúdo? Então...nada bate isto...nada:

Preço digital: 7,49 € e posso começar a ler na hora...
Preço retalho: 11,12 € (com 20% de desconto) e tenho de me deslocar à loja mais próxima.

Não é que eu seja contra a FNAC, muito pelo contrário, gosto muito da loja mas este tipo de produtos aparecerem-me na palma das mãos sem eu ter que fazer muito esforço são demasiados tentadores para que as lojas de retalho se comecem a preocupar. Por outro lado...visto a oferta como eu já referi, ser lamentavelmente fraca, ainda dá tempo suficiente para as lojas começarem a repensar nas formas de estar no mercado.

Mas Google não pretendam estar no mercado e depois não cuidar dele...desenvolvam mais opções para quem quer comprar livros na vossa loja, como uma simples opção de tradução...

Loja: Google Play (digital)

Loja: Fnac (retalho)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...