07/01/2014

Eusébio em Portugal e no Mundo

Como português que sou, tenho quase obrigatoriamente falar da figura que Eusébio representa em Portugal e no mundo. Um homem que sabia jogar futebol como ninguém, onde representou o S.L. Benfica entre 60 e 75 e ao longo da sua vida a selecção nacional.



Tornou-se um jogador tão importante que representou muito mais que as instituições por onde passou, é uma figura nacional reconhecida em todo o mundo.
A imagem do jogador irá sempre ser representada pelo nosso país, demonstra aquilo de que os portugueses são feitos e o que são realmente capazes de fazer.

Com a morte de Eusébio sinto que Portugal poderá estar a perder aquelas referências míticas que nos identificam. Era o Eusébio e a Amália....Esses 2 pilares que uniam Portugal, o fado e futebol. 
Talvez não estejamos a perder referencias mas sim a evoluir com uma nova geração de portugueses que temos espalhados no mundo, seja através do futebol como um Cristiano Ronaldo ou de personalidades que abraçam Portugal e nunca nos deixam ficar mal.

Contudo, assim como quando a "nossa" fadista Amália Rodrigues faleceu, podemos notar determinadas marcas a nascer em tributo à mesma (exemplo: Rádio Amália) e é preciso saber aproveitar essas marcas que personalidades como o Eusébio representa para nós portugueses e que passam fronteiras.
Acho importante que marcas como estas aparecerem para de alguma forma não fazer esquecer nas gerações futuras a nossa identidade enquanto português e assim mostrarem lá fora o que temos e o que não esquecemos.

Eusébio - 1942 - 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...